quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

A Coreografia




A coreografia

    Podemos inicialmente definir coreografia como a estrutura dada aos movimentos de dança para expressar determinada ideia. Observamos ainda que é o “desenho” da dança, criado para comunicar, por meio dos gestos dos bailarinos, onde são abertos a diferentes interpretações.
    Baseado em Costa (2005), devemos estudar a coreografia segundo três fenômenos – Estudos coreológicos da dança, fases da criatividade e composição das partes da coreografia, levantando considerações sobre o processo criativo na dança e o envolvimento dos participantes.
    A abordagem feita por Katz (2005) deu sua colaboração acerca da percepção nos processos criativos na dança, expondo três fases da percepção:
  • Percepto: o que vem de fora e é colhido pela percepção.
  • Percipuum: o percepto dentro do corpo, o exterior agora ao corpo encarnado.
  • Juízo da percepção: o percipuum transformado, pronto para ser desenvolvido ao mundo de fora.
    Tomando livremente essas três fases, vemos que os estímulos são colhidos, trazidos e encarnados no corpo que os transformam e os impulsionam para fora, em ação criativa. A ligação entre o dentro e o fora, o antes e o depois é a percepção (corporificada) produzindo a linguagem e assim dando inicio a criação coreográfica.
    O momento em que elaboramos a coreografia, manipulando os elementos da dança, combinando formas e os fatores de movimento, construindo as ações e os relacionamentos, incorporando os sons e o ritmo, enfim, é o momento da composição, o momento em que elaboramos a produção da dança, a qual o produto desse processo é a coreografia (Barreto, 2004).
    Encontramos ressonância em Lobo (2008), mostrando de forma mais metodológica a criação coreográfica, com base em três vértices do triângulo da composição: o imaginário criativo, corpo cênico (bailarinos, figurinos e cenários) e movimento estruturado (individual ou em grupo). Sabendo-se que o processo inicia através de táticas direcionadas ao vértice do triângulo o “imaginário criativo”, com base nas ideias iniciais.



    Muitas coreografias têm mais presente um ou outro vértice e suas ações podem ser consideradas como as palavras de uma escrita que, juntas, formam as frases. Onde cada ação carrega consigo, conteúdos e significados, abertos a várias interpretações, dependendo de seus arranjos com os demais componentes e em relação com seus outros dois vértices do triângulo.
    Outras metodologias que podem se integrar ao desenvolvimento de uma coreografia são, segundo Lobo (2008), a elaboração das narrativas a partir de fórmulas pré-definidas, pode ser uma coreografia “Narrativa”, onde temos uma ideia central como um fio condutor da dança. Ou também a fragmentação, que vai sendo tecida a lógica da coreografia a partir de materiais fragmentados e sem ligação, para cada um fazer sua interpretação dar seu sentido final, esta técnica é muito utilizada em criações contemporâneas.

    Quando pensamos que está terminada a criação, ainda podemos prosseguir mantendo-se em estado de escuta. Observe a composição que você criou, fazendo-se alguns questionamentos como: Suas ideias estão claras e fazem sentido pra você? A construção está coerente com o que você almejava? O que era pessoal agora pode ser considerado universal? Os interpretes apropriaram-se dos movimentos e das intenções que compõe a coreografia? O uso e a exploração do espaço estão adequados? Sua estrutura está interessante e inovadora? Entre outras (LOBO, 2008), fazendo assim, uma revisão geral da composição, realizando os devidos ajustes.
 


Bibliografia

    • BARRETO, Débora. Dança... Ensino, sentido e possibilidades na escola. Campinas- SP, 2004.
    • COSTAS, Ana Maria. O corpo veste cor: Um processo de criação coreográfica. Mestrado em Artes - Universidade Estadual de Campinas, 2005.
    • KATZ, Helena. Um, dois, três. A dança é o pensamento do corpo. Belo Horizonte, 2005.
    • LOBO, Leonora e NAVAS, Cássia. Arte da composição: Teatro do movimento. LGE Editora, 2008.
    • SÁ, Lanuzia Tércia Freire e TIBURCIO, Larissa  .La construcción coreográfica. Explorando sus procesos de composición.
 Elaborações coreográficas produzidas pelos alunos do Nise da Silveira sob as orientações das profªs. Denise Quelha, Cláudia Teresa e Viviane.
http://www.facebook.com/video/video.php?v=535224326490589

http://www.facebook.com/video/video.php?v=535227919823563

http://www.facebook.com/video/video.php?v=535217506491271


Nenhum comentário:

Postar um comentário